Cada vez mais o mercado encontra-se a ser recheado com smartphones de topo, com características similares ao de modelos mais reconhecidos, mas por um preço consideravelmente inferior.
Um dos claros exemplos disso ocorre com a Xiaomi, que promete equipamentos com software e hardware similar ao de outros fabricantes, mas por um preço inferior.
Como exemplo, o atual Xiaomi Mi Mix 2 pode ser encontrado no mercado europeu por aproximadamente 500 euros, enquanto que outros modelos similares de marcas como a Samsung e a Apple – veja-se o Galaxy S8 e o iPhone X – possuem quase o dobro do preço de venda. E na China os preços são ainda mais reduzidos… Mas como consegue a empresa produzir uma unidade similar a outros modelos de topo, por metade do preço?
Na verdade, o “truque” utilizado pela Xiaomi pode ser do desconhecimento de muitos utilizadores na Europa, visto que estes nunca chegam a verificar a situação, mas este encontra-se sobre o próprio sistema operativo utilizado.
Os equipamentos da Xiaomi possuem a sua própria versão adaptada do Android, apelidada de MIUI. Este sistema possui algumas modificações da empresa para os seus equipamentos, mas para os utilizadores que residam na china possui um ponto adicional: está infestada de publicidade!
Enquanto que os equipamentos adquiridos na Europa e na América possuem uma interface do MIUI praticamente “limpa” de qualquer tipo de publicidade, o mesmo não acontece na china. Neste pais o sistema apresenta aos utilizadores uma infinidade de publicidade na própria interface do sistema, a qual vai dar rendimento diretamente para a Xiaomi. É comum encontrar utilizadores do pais que apelidam este sistema como “AdUI”, devido a toda a publicidade que é apresentada.
Enquanto que os utilizadores noutros países lidam com publicidade ocasional em algumas aplicações que utilizem, na China estes anúncios podem surgir a qualquer momento durante a utilização normal do sistema. Anúncios no ecrã de bloqueio, pop-ups aleatórios, aplicações pré-instaladas ou descarregadas automaticamente… Na verdade, é impossível comprar um equipamento da Xiaomi na China que não possua algum tipo de publicidade no sistema base.
A própria Xiaomi reconhece que o sistema possui estes anúncios publicitários. Recentemente a empresa disponibilizou um novo tema para o MIUI, nos utilizadores da China, onde o destaque principal era “remover a maioria da publicidade do sistema operativo”. Ou seja, o tema tinha como principal ponto de venda a remoção de publicidade que seria apresentada ao utilizador, mas apenas por um tempo limitado (caso se pretenda manter o sistema “limpo” por mais tempo, é necessário voltar a comprar o tema).
Ora, esta medida certamente que não iria ser do agrado de muitos utilizadores, motivo pelo qual as versões internacionais possuem outra versão do MIUI, limpa de qualquer anúncio. Com esta prática a fabricante consegue manter os preços reduzidos dos seus equipamentos no mercado, enquanto continua a ganhar rendimento adicional de todos os utilizadores na China.