Em meados de 1983, a Apple lançou no mercado o novo Apple Lisa, que acabou por se tornar um verdadeiro fracasso. Com apenas 10.000 unidades vendidas, a Apple investiu mais de 150 milhões de dólares no desenvolvimento deste computador e do seu sistema operativo com interface gráfica.
No entanto, apesar do fracasso, a Computer History Museum anunciou que o código fonte do sistema operativo do Lisa irá ser disponibilizado no formato open-source já no início de 2018. Com isto, os programadores interessados poderão ter acesso a todo o código do sistema, bem como poderão modificar o mesmo livremente – algo que se realiza atualmente sobre os sistemas Linux.
Aquando o seu lançamento, o Lisa custava mais de 10.000 dólares por unidade, o que era consideravelmente superior ao seu principal concorrente da IBM. Além disso, o Lisa também foi o motivo principal para a Apple ter processado a Microsoft, alegando que esta roubou a ideia da interface gráfica do sistema e algumas das suas tecnologias.
Em 1984 a Apple ainda tentou lançar a segunda versão do Lisa, mas acabou por ser descontinuada depois do lançamento da linha Macintosh. Em 1989, as restantes 2700 unidades do Lisa ainda em stock foram enterradas em Utah.