A Google tem vindo a melhorar consideravelmente a segurança do seu navegador Chrome, e seguindo uma tendência a empresa pode agora implementar uma funcionalidade de DNS over HTTPS em futuras versões do navegador.
Esta funcionalidade permite garantir uma segurança e privacidade adicional sobre os pedidos DNS feitos pelo navegador, impedindo que os mesmos possam ser adulterados ou registados por terceiros – ou até pelo próprio fornecedor de acesso à Internet. Isto será útil sobretudo para utilizadores em redes potencialmente perigosas, como as de acessos Wi-fi públicos.
Ao contrario do que a Mozilla realizou com o Firefox, a implementação do DNS over HTTPS no navegador será ligeiramente diferente. O Firefox selecionou o Cloudflare como parceiro, sendo que todos os pedidos de DNS seguro são feitos aos servidores DNS desta entidade. No Google Chrome os pedidos serão feitos a um conjunto mais variado de serviços, conforme estejam configurados nos sistemas dos utilizadores.
A empresa irá fornecer a capacidade dos utilizadores escolherem um fornecedor de DNS que suporte DoH, sendo que o Chrome irá adaptar-se dinamicamente aos mesmos. Desta forma a empresa deixa um pouco mais de liberdade aos utilizadores para escolherem o serviço de DNS que pretendam com base nas suas preferências.
Espera-se que a lista de serviços suportados inclua os seguintes fornecedores de DNS:
- Cleanbrowsing
- Cloudflare
- DNS.SB
- OpenDNS
- Quad9
Se o Chrome detetar que se encontra configurado um servidor DNS destas entidades no sistema, irá ativar automaticamente a funcionalidade de DNS over HTTPS quando o Chrome 78 arranca. Além disso, o sistema também terá a capacidade de voltar ao DNS tradicional caso se verifique alguma falha na ligação ou no uso da rede.
Por enquanto a Google encontra-se a testar a funcionalidade sobre o Chrome Canary, sendo que os utilizadores podem ativar a mesma com a flag chrome://flags/#dns-over-http.