O que faria caso tivesse perdido cerca de 100 milhões de dólares em bitcoins literalmente no lixo? O britânico James Howells pretende colocar mãos à obra para encontrar esta pequena fortuna.
O caso remota a 2009, altura em que Howells tinha minerado cerca de 7,5 mil Bitcoin no seu pequeno portátil. Na altura a moeda virtual ainda era desconhecida e pouco utilizada, motivo pelo qual era relativamente fácil obter unidades da mesma em um curto espaço de tempo.
No entanto, com o passar do tempo, o computador acabou por ser desmontado e vendido às peças no eBay. Porém, o disco rígido e todas as chaves da carteira de bitcoin do utilizador permaneceram com o mesmo.
Este caso até podia ter acabado bem para o britânico, não fosse o mesmo ter realizado uma limpeza na sua casa em 2013 e deitado o disco rígido velho no lixo. Na altura o caso chegou a ser noticiado nos meios de imprensa locais, mas a moeda ainda não possuía o valor que atinge atualmente – mais de 11 mil dólares por unidade.
Com vista a tentar obter o valor perdido, Howells irá tentar obter permissão das autoridades locais para procurar nos aterros o seu disco e, desta forma, tentar recuperar esta pequena fortuna.
Howells afirma que, apesar do caso ser ter começado a ser relatado em 2013, apenas agora o valor do bitcoin atingiu um nível que compense realmente realizar escavações para a pesquisa do disco.