O Windows 10 foi lançado em Julho de 2015, sendo que a empresa esforçou-se para demonstrar que esta seria a “última versão do Windows”. Apesar de o sistema ter vindo a crescer ao longo dos meses, em parte devido às atualizações gratuitas fornecidas pela empresa, algumas versões antigas do sistema operativo da Microsoft ainda permanecem no mercado.
Um dos exemplos é o Windows XP, que se encontra atualmente descontinuado, porém verificou recentemente um aumento na sua taxa de utilização no mercado. De acordo com os dados da empresa NetMarketShare relativos a Outubro, o Windows 10 encontra-se atualmente em 29.26% dos computadores, registando um aumento de 0.17% face ao mês anterior.
No entanto, o Windows XP também registou um crescimento quase 10 vezes superior ao que era registado no mês anterior, passando dos 0.78% para os 6.47% de quota no mercado.
Com este aumento, o antigo sistema volta a ocupar a terceira posição na lista das versões Windows mais utilizadas, ficando apenas atrás do Windows 10 e 7.
A nível dos navegadores, o Edge também perdeu quota no mercado, passando dos 5.15% registados em Setembro para os atuais 4.58%. O navegador da empresa pretende deixar de lado a má imagem do Internet Explorer, e a Microsoft tem vindo a investir no mesmo. Porém, os recentes resultados demonstram uma queda na sua utilização, embora o Internet Explorer continue com os valores também em queda.
No final, o mês de Outubro não parece ter sido favorável para a Microsoft, que regista assim um aumento na utilização de sistemas operativos antigos (e mais grave, que se encontram atualmente descontinuados) e a queda na utilização do seu navegador principal.