A Apple disponibilizou recentemente a correção para as vulnerabilidades Meltdown e Spectre nos seus equipamentos, no entanto os recentes benchmarks do iOS 12.2.2 indicam uma elevada quebra de desempenho.
O teste foi realizado pelo utilizador Melvin Mughal, sobre um iPhone 6 antes e depois da atualização para a mais recente versão do iOS. De acordo com a publicação, o desempenho sobre um core caiu cerca de 41%, enquanto que no teste sobre múltiplos cores verificou-se uma queda de 39%.
Segundo Mughal a principal causa para esta redução encontra-se no recentemente conhecido throttling dos processadores da Apple, com vista a evitar a redução de desgaste da bateria e autonomia. No entanto, quando conjugada com a correção para o Meltdown e Spectre, a perda é ainda mais visível.
Em todo o caso, esta perda de desempenho é considerada um “mal menor”, tendo em conta que a atualização pretende exatamente corrigir vulnerabilidades que poderia colocar em causa a segurança dos equipamentos e a própria privacidade dos utilizadores.