Depois de todas as preocupações com as recentes vulnerabilidades Spectre e Meltdown, parece que a Intel ainda não está livre de problemas, depois de ter sido descoberta uma nova vulnerabilidade que afeta uma grande parte dos portáteis empresariais da marca.
De acordo com a empresa de segurança F-Secure, foi descoberta uma vulnerabilidade no Active Management Technology – um serviço da Intel presente numa grande maioria de portáteis empresariais com processadores da marca. Esta vulnerabilidade permite o controlo total do sistema por utilizadores mal-intencionados em apenas alguns segundos, bastando para tal ter um meio de acesso físico ao mesmo.
A empresa refere que a falha será extremamente simples e pode afetar milhares de equipamentos. No entanto, para que a mesma possa ser explorada, será necessário o acesso físico ao equipamento para a instalação de um backdoor. Após este processo, o utilizador malicioso poderia ter acesso ao sistema a partir de qualquer lugar, bem como intercetar qualquer dado enviado em rede pelo mesmo.
A utilização de softwares de segurança, VPNs ou algum meio de encriptação também não iria prevenir o roubo dos dados.
Até ao momento a Intel ainda não disponibilizou uma correção para este problema, sendo que a recomendação passa por desativar temporariamente o AMT nos sistemas que o possuam.