Durante o início desta semana, a Wi-Fi Alliance – entidade responsável pela regulamentação das normas sobre redes wifi – anunciou o lançamento da nova tecnologia WPA3. Esta nova tecnologia de segurança pretende atualizar a atual WPA2, a qual também foi recentemente identificada como contendo uma possível vulnerabilidade.
O WPA3 irá contar com três pontos centrais relativos à segurança e diferentes da tecnologia anterior. Em primeiro lugar encontra-se o suporte à encriptação individual de dados, a qual irá garantir uma camada adicional de segurança em redes publicas e privadas.
Com esta, os dados passam a ser encriptados de forma individual na rede entre os dispositivos e o router, o que permitirá uma maior segurança em redes publicas e acessíveis por múltiplos utilizadores.
Outra medida de segurança implementada no WPA3 encontra-se no sistema nativo de proteção contra ataques Brute Force. Este irá bloquear automaticamente tentativas incorretas de login numa rede wifi depois de um determinado número de logins incorretos.
Por fim, a última medida de segurança encontra-se relacionada com a encriptação dos dados, passando os mesmos a ser processadores sobre 192-bits. Isto irá garantir mais uma camada adicional de proteção contra possíveis roubos de informações em rede.
O WPA3 também conta com algumas funcionalidades adicionais úteis para os utilizadores, como é o caso da configuração mais simples e rápida sobre equipamentos sem ecrãs. Isto será extremamente útil para a Internet das Coisas, nas quais os equipamentos poderão realizar a ligação a uma rede sem fios mais facilmente mesmo que não possuam um ecrã para configuração direta.
Quanto aos primeiros routers a suportar a tecnologia, estes devem começar a surgir ao longo deste ano.