Recentemente foram divulgadas duas graves vulnerabilidades para processadores Intel, AMD e ARM, as quais poderiam permitir a obtenção de dados do sistema. E uma das empresas que já se encontra a disponibilizar uma correção para a falha é a Microsoft.
Em comunicado citado pelo portal Windows Central, a empresa revela que irá lançar uma atualização para a vulnerabilidade no Windows 7, 8 e 10, bem como para todos os seus serviços cloud. Além da Microsoft, é importante também sublinhar que alguns fornecedores de programas de segurança antivírus já se encontram a atualizar as suas soluções para identificar programas que explorem esta vulnerabilidade.
Os exploits, conhecidos como Meltdown e Spectre, permitem explorar uma falha no kernel da maioria dos sistemas operativos, o que permite o acesso a dados dos utilizadores ou ficheiros presentes nos sistemas operativos.
Atualmente apenas existem correções para o Meltdown, sendo que o Spectre – visto ser mais elaborado – ainda não possui uma correção permanente disponível para instalação.