Com o frio do Inverno, muitos aproveitam as pequenas férias para porém em dia as séries do Netflix. No entanto, se utiliza o Windows 10 e pretende aproveitar aquele novo monitor 4K que recebeu, o mais provável é que vá enfrentar alguns problemas.
Nas últimas semanas vários utilizadores do Netflix que tentam reproduzir conteúdo HD podem ser surpreendidos com o código de erro U7361-1254-C00DB3B2. Este impede a visualização do conteúdo e não é fornecida muita informação adicional com o mesmo.
Porém, o culpado neste caso não é o Netflix, mas sim a própria Microsoft.
> HEVCVideoExtension
Recentemente a Microsoft atualizou o seu codec “HEVCVideoExtension” no Windows 10. Este foi adicionado com a Falls Creator Update, e a empresa tem vindo a atualizar o mesmo de forma constante para melhorar a reprodução de conteúdo HD no sistema.
No entanto, nas mais recentes atualizações, algo aparenta ter ocorrido que impede a visualização de conteúdos no Netflix, surgindo o código de erro U7361-1254-C00DB3B2 tanto no Edge como na aplicação oficial do Netflix para o sistema. Enquanto o problema não é resolvido pela Microsoft, a solução é simples: remover o HEVCVideoExtension.
Para remover o codec HEVCVideoExtension basta aceder às Definições do Windows > Aplicações e, na barra de pesquisa, introduzir o nome do codec. Este deve surgir na listagem com a opção para “Desinstalar”.
Uma vez realizado o procedimento deverá conseguir aceder novamente aos conteúdos do Netflix sem qualquer erro.
> Atenção a um pequeno asterisco…
A remoção do codec resolve o problema do erro U7361-1254-C00DB3B2. No entanto, também possui algum impacto que é importante de sublinhar.
Em primeiro lugar, não irá conseguir reproduzir os conteúdos do Netflix em 4K, com o máximo a ser em 1080p. Certamente que não vai assim aproveitar a qualidade do ecrã 4K, mas sempre é melhor do que não ver conteúdo nenhum.
Por outro lado, também poderá verificar problemas na reprodução de conteúdos 4K a partir de outros programas, como o “Filmes & Programas de TV” integrado do próprio Windows 10. A alternativa neste caso passa por utilizar um programa de reprodução de vídeo alternativo, como o VLC ou o Kodi, visto que ambos utilizam um codec próprio para a reprodução dos conteúdos 4K.