Nos últimos meses tem vindo a surgir cada vez mais websites que, na maioria dos casos, utilizam o processamento dos computadores de visitantes para minerar bitcoins. Apesar de existirem extensões para a maioria dos navegadores que combatem este problema, o Opera implementou agora uma funcionalidade nativa para a mesma.
A nova versão do Opera 50 Beta passa a contar com um novo sistema de bloqueio de mineração de bitcoins por parte de websites, apelidado de “NoCoin”. O sistema previne que software escondido nos websites utilize o processador dos visitantes para minerar a criptomoeda.
De acordo com a empresa, o método de utilização destes sistemas tem vindo a ser cada vez mais alvo de abusos. A ideia original passava por informar os utilizadores previamente, mas cada vez mais os websites aplicam o mesmo sem o conhecimento prévio e muitas vezes escondido.
Para ativar o sistema basta ativar o bloqueio de publicidade integrada no próprio Opera, sendo que as novas regras irão começar desde logo a ser utilizadas com os filtros padrão.