No que respeita a vídeos, o Youtube é certamente uma das plataformas mais apreciadas pelos criadores de conteúdos. Apesar de algumas críticas e controvérsias, a plataforma da Google ainda continua a ser a mais atrativa para quem pretenda obter rendimento dos seus vídeos.
Porém, o Facebook também tem vindo a investir bastante neste formato de conteúdos, e brevemente irá possibilitar que os criadores de conteúdos possam ganhar rendimentos com os vídeos que publiquem.
De acordo com o comunicado no blog oficial da empresa, estão previstas para breve algumas mudanças no sistema de vídeos da plataforma, facilitando a distribuição dos conteúdos e também a monetização dos mesmos.
No que respeita à distribuição, a rede social garante que irá começar a destacar mais os conteúdos partilhados no formato de vídeos, com vista a chegarem aos utilizadores que os pretendam.
O objetivo passa por incentivar a partilha de conteúdos que os utilizadores possam ver mais do que uma vez, e assim aumentar a interação dos mesmos com a plataforma social.
Relativamente à monetização dos conteúdos, o Facebook revela que irá permitir a inclusão de anúncios publicitários no início e fim dos vídeos, bem como intervalos regulares durante os mesmos. Os rendimentos destes anúncios seriam depois distribuídos pelos criadores dos conteúdos.
Para os vídeos mais longos, está prevista a inclusão de intervalos publicitários já a partir de Janeiro de 2018. Estas pausas irão começar a ser testadas em vídeos que possuam mais do que três minutos de duração. De notar que esta funcionalidade também irá encontrar-se disponível para vídeos em direto, o que aumenta ainda mais a possibilidade de rendimento para os criadores.