O AMP foi um novo formato de paginas lançado pela Google no ano passado, que pretende apresentar nas pesquisas uma página simplificada dos sites, consumindo assim menos recursos e com um carregamento mais rápido.
No entanto, alguns websites encontram-se a utilizar esta funcionalidade como forma de redirecionar os utilizadores para outros conteúdos. O caso mais regular passa pelo fornecimento de uma versão AMP do site com menos conteúdo, sendo depois apresentado para o utilizador apenas um link para a versão completa.
Para evitar esta situação, a Google revela que irá começar a analisar os conteúdos dos sites de forma a verificar se as paginas AMP e o conteúdo original são idênticos. Caso sejam verificadas diferenças o site será penalizado nos resultados de pesquisa.
Esta medida irá começar a ser aplicada a partir de Fevereiro de 2018, como forma de permitir aos website que realizem a pratica de alterarem os seus conteúdos em conformidade. Antes desta data a empresa também deverá alertar os mesmos caso seja identificado algum erro, a partir das suas ferramentas para webmasters.