O Face ID do novo iPhone X é uma das grandes novidades deste modelo, e sem duvida que a Apple encontra-se a apostar na tecnologia e a incentivar a sua utilização para os mais variados fins.
E, caso os rumores se confirmem, é possível que futuros equipamentos venham a contar com uma tecnologia similar para a câmara traseira, a qual iria ser aplicada para fins de realidade aumentada.
De acordo com a agência Bloomberg, o objetivo da empresa passa por implementar o sensor 3D na câmara traseira, e invés dos tradicionais pontos infravermelhos para detetar as variações do rosto, este iria utilizar um sistema “time-of-flight”.
Basicamente este sistema iria permitir calcular os objetos em 3D e em tempo real, utilizando um laser incorporado na câmara para medir as distancias. Além disso, este sistema também possui uma montagem mais simples e rápida, o que deverá ajudar a empresa a fabricar novas unidades num curto período de tempo.
É ainda indicado que a Apple já terá começado a testar alguns protótipos deste sistema, como forma de posteriormente selecionar a empresa responsável pela construção dos sensores. Atualmente os nomes destacam-se com a Infineon Technologies AG, Sony, STMicroelectronics NV e Panasonic.
De notar que a Apple já lançou sistemas de realidade aumentada nos equipamentos atuais, porém o objetivo passa por alargar ainda mais a sua adoção e a facilidade na utilização por parte dos consumidores.