Ao longo dos anos, o Office ganhou uma reputação entre as empresas – e também sobre o mercado domestico – como a melhor suite de produtividade existente. E uma das versões que levou a este impulso foi o Office 2007.
Porém, esta versão encontra-se atualmente bastante desatualizada e sem suporte da empresa, mas ainda aparenta ser utilizada no mercado empresarial com valores elevados. De acordo com uma pesquisa realizada com 1.168 profissionais de tecnologia da informação do Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, cerca de 68% das empresas ainda possuem versões do Office 2007 instaladas.
É importante sublinhar que a última grande atualização deste pacote aconteceu em 2011, com a descontinuação do suporte em 9 de Outubro de 2012. O suporte estendido terminou de forma recente, a 10 de Outubro de 2017.
Segundo revela a empresa Spiceworks, um dos principais fatores para ainda se utilizar a versão mais antiga do Office encontra-se a nível monetário, com as entidades a preferirem manter as versões desatualizadas invés de comprarem novas licenças. Além disso, a atualização para versões mais recentes iria levar também a um investimento adicional de treino junto dos funcionários, aos quais muitas entidades não pretendem investir.
A piorar a situação, esta pesquisa também aponta que versões ainda mais antigas do Office continuam a ser também utilizadas em meios empresariais, mesmo que as empresas tenham adquirido versões mais recentes do software. O Office 2003 ainda se encontra em 46% das empresas e o Office 2000 em 21%.
De notar que os valores dizem respeito às diferentes versões, sendo que algumas empresas possuem várias versões do Office instaladas em diferentes sectores, motivo pelo qual a percentagem final excede os 100% padrão.