O Facebook começou recentemente a testar uma nova funcionalidade que, caso seja implementada, poderá ter graves consequências no alcance das mensagens a partir das páginas da plataforma.
De acordo com o portal The Guardian, o Facebook começou a testar um novo feed principal destinado apenas a mensagens de amigos, familiares e conteúdos patrocinados. Com isto, os conteúdos partilhados por páginas serão colocados num feed em separado, secundário, no qual o utilizador apenas acede caso realmente pretenda. Os testes encontram-se atualmente a ser realizados em na Bolívia, Camboja, Eslováquia, Guatemala, Sérvia e Sri Lanka.
Um jornalista eslovaco, Filip Struhárik, afirmou à mesma fonte que as páginas de vários meios de imprensa encontram-se a verificar uma queda acentuada na visibilidade das suas publicações. Em alguns casos, a queda encontra-se em cerca de dois terços do valor obtido em semanas anteriores à mudança.
Caso a rede social comece a aplicar este novo método a nível mundial, é possível que um vasto conjunto de páginas na plataforma percam consideravelmente a sua visibilidade, sobretudo as que criem conteúdo especificamente para a mesma. Além disso, a medida pode afetar negativamente os sites que utilizem o Facebook como principal meio de publicação e divulgação.
Por outro lado, este método poderá elevar as receitas para a rede social, uma vez que os conteúdos patrocinados ainda irão continuar a surgir no feed principal, o que incentiva os anunciantes a criarem conteúdos para o mesmo.
Um porta voz do Facebook já confirmou que se encontram a ser realizados alguns testes sobre a criação de um feed secundário para as páginas, em certos países, mas que ainda não existem planos para uma disponibilização em larga escala. Os testes estão a ser realizados porque, de acordo com a plataforma, os utilizadores preferem ver apenas conteúdos de amigos e familiares nos seus feeds, sendo que os conteúdos de paginas apenas ocupam espaço desnecessário na mesma.